25/11/2019 20:49:00

Um sonho de ENART - Nadya Mignoli 1ª Prenda Juvenil do CTG Pousada do Sul

Minhas cordiais saudações à todos que acompanham o MTG-MT, me chamo Nadya Mignoli, sou a Primeira Prenda Juvenil do CTG Pousada do Sul da cidade de Querência no Mato Grosso. Hoje guardo em minhas lembranças um sonho realizado de prestigiar de pertinho o tão sonhado ENART - Encontro de Artes e Tradição Gaúcha, na cidade de Santa Cruz do Sul.


Este evento que é realizado desde 1986 vem ganhando espectadores do mundo inteiro, sendo o maior festival de arte amadora da América Latina. Segundo o MTG, é o maior evento tradicionalista gaúcho do mundo.
Não é atoa que todo tradicionalista sonha pelo menos um dia se encantar de pertinho com as apresentações das invernadas e dos magníficos e tão bem preparados individuais.


No início, era um sonho quase impossível, mas quando se tem amigos também apaixonados pela tradição, não fica tão complicado assim. Viajei de Querência até o Rio Grande do Sul com o meu instrutor e amigo Soly Pereira Júnior e sua família e mais três amigos.
Santa Cruz do Sul é “invadida” pelo tradicionalismo nos dias de evento. E seus “invasores” aproveitam ao máximo tamanha presença gauchesca em um só lugar.


No ENART tem como se emocionar até mesmo na abertura. Em específico a desse ano, na qual trouxe apresentações dos grupos de dança vencedores no ENART pré-mirim, mirim e juvenil, realizado em junho, em Soledade, o CTG Rancho da Saudade, que repetiu a performance vencedora do ano passado e anteriormente a apresentação do
CTG Rincão da Alegria, vencedor na categoria mirim da modalidade Danças Tradicionais Força B que na ocasião, a prenda Eduarda Gabrieli Foletto estreou sua cadeira de rodas especial que ganhou para dançar. Uma apresentação que emocionou a todos e nos fez pensar sobre o real tradicionalismo.


Desde 2009 as edições do evento são transmitidas pela internet, o que facilitou e colaborou com todos os tradicionalistas apaixonados que moram em uma região muito distante do devido evento como exemplo os do Mato Grosso, que sempre acompanham tudo pelos sites onde o evento é transmitido.


Mas queria poder citar que toda a distância percorrida vale muito a pena. o ENART é rico naquilo que tanto amamos, as apresentações são diferenciadas, o local bem preparado e organizado, as pessoas que conhecemos serão novos amigos que o tradicionalismo nos apresenta e  a edição do ano seguinte será um local de encontro, um local de nos reunirmos novamente.


O evento ficará para sempre na memória de todos os espectadores e daqueles que participaram cantando, declamando, dançando e até mesmo participando como organizador e colaborador para que o evento ocorresse.
Que venham mais edições, mais apresentações que nos mostre o verdadeiro tradicionalismo vivo por toda parte do Brasil e do mundo.

Fonte: Nadya Mignoli 1ª Prenda Juvenil do CTG Pousada do Sul