10/02/2020 12:24:00

Roberto Basso concorre ao cargo máximo do tradicionalismo gaúcho no Brasil neste fim de semana em Colombo no Paraná

Natural de Guabijú, Roberto Basso, saiu do Rio Grande do Sul no ano de 1986, em busca de um futuro melhor, chegando à Querência, no Mato Grosso, juntamente com sua família. Por estar longe do seu pago sentiu a necessidade de ter um espaço adequado para cultivar as tradições e os bons costumes que herdados dos pais. Foi aí, que em 1987, ao lado de outros gaúchos, fundou o CTG Pousada do Sul e, por oito mandatos, patrão desta entidade, capataz campeiro e integrante do Piquete de Laçadores. Como Patrão, participou com a Invernada Mirim no Nacional em Lagoa Vermelha- RS, em 1996, e com a invernada Juvenil no Nacional de Ponta Porã-MS, em 1999.

Na 4ªRT-MTG/MT, foi coordenador por dois mandatos, organizando vários eventos regionais e, no ano de 1998, juntamente com a Patronagem do CTG Pousada do Sul, organizou IV FEMART e o IV FECAMP, em Querência MT. Já em 2002, era vice-presidente do MTG, organizando eventos no estado. Assim foi até 2012. No ano seguinte, 2013, no CTG Sentinela da Tradição, de Lucas do Rio Verde, foi eleito presidente do MTG-MT, cargo que ocupou durante 06 anos consecutivos até 2019. Em 2017 realizou com sua equipe, entre os dias 19 e 23 de julho, na sede do CTG Pousada do Sul, da cidade de Querência, o 14º FENART-Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha, o 18º Rodeio Crioulo Nacional de Campeões e o 8º Jogos Tradicionalistas, o último Nacional realizou com recursos da iniciativa privada e recursos públicos com um investimento de mais de um milhão de reais. Basso encerrou sua gestão de Presidente do MTG Mato Grosso elegendo seu diretor geral como sucessor, entregando a federação com saldo em caixa e com boa projeção de crescimento.


Roberto, afirma que existem propostas e projetos já estudados para a CBTG, mas que devem ser definidos com a discussão e participação de toda a diretoria executiva, conselheiros e diretores que serão nomeados após a eleição. Confira algumas destas propostas:

  • Assegurar a realização dos eventos oficiais da CBTG, bem como o FENART, Concurso Nacional de Peões e Prendas, ENJUT, entre outros.
  • Trabalhar junto a esfera política na obtenção de recursos para fomentar ações e projetos da CBTG, dos MTGs e CTGs.
  • Criar equipes temáticas juntamente às diretorias de cada departamento para revisão dos regulamentos e estatuto social.
  • Readequar o sistema contábil da CBTG, modernizando as rotinas e realizando apresentação de relatórios anuais, mantendo arquivos e documentos aptos para obtenção de certidões e obtenção de recursos públicos por meio de projetos.
  • Rever as ações dos departamentos e realizar planejamento.
  • Envolver os MTGs na criação de um planejamento de ações estratégicas, elencando metas, prioridades, projeções para o fortalecimento da CBTG e dos MTGs.
  • Criar plano de ações e agenda cultural para o Departamento Cultural.
  • Fortalecer o papel do conselho de ética e realizar revisão do código de ética.
  • Fortalecer a presença da CBTG junto aos MTGs, participando de reuniões e eventos, buscando trabalhar soluções de forma coletiva para o fortalecimento do Movimento Tradicionalista Gaúcho.
  • Disponibilizar equipe de apoio aos MTGs menores afim de auxiliar em seu crescimento.
  • Trabalhar junto a esfera política na obtenção de recursos para fomentar ações e projetos da CBTG, dos MTGs e CTGs.
  • Organizar o Departamento de Formação Tradicionalista, afim de levar aos MTGs e seus CTGs, palestras e formações de forma gratuita.
  • Realizar um planejamento de ações estratégicas, reunindo os MTGs e elencando metas e prioridades, envolvendo toda a diretoria. 

 

 Confira os membros da diretoria executivo, junta fiscal e conselho de ética:

DIRETORIA EXECUTIVA

 Presidente: Roberto Basso (MTG-MT)

1º Vice Presidente: Romencito José Aléssio (MTG-SC)

2º Vice Presidente: Elóis Felício Rodriguês (MTG-PR)

1º Secretário: Marcileia Capitanio Muller de Souza (MTG-MT)

Secretário Adjunto: Mário César Dal Pont Silvério (MTG-SC)

1º Tesoureiro: Odair Biguelini (MTG-MT)

Tesoureiro Adjunto: Moacir Kohl Filho (MTG-MS)

JUNTA FISCAL

Natal José Marchioro (MTG-MS)

Gerson Luiz Ludwig (MTG-RS)

Marcos Foliatti (MTG-PC)

Orides Luiz Pompeo (MTG-SC)

Ana Paula Grechaki Halila (MTG-PR)

Mauro Geraldo (MTG-MT)

CONSELHO DE ÉTICA

Francisco Carlos Fighera (MTG-SP)

Paulo Celso Nogueira Da Silva  (MTG-PR)

Alfredo Agnaldo Riffel (MTG-SC)

Paulo José Lucas (MTG-RS)

Dirmarlei Francisco Gomes Silva (MTG-SP)

Reni Martins Marchioro (MTG-MS)