25/10/2018 19:21:00

Prendas do Mato Grosso cortam cabelos e doam mechas a mulheres em tratamento de câncer

Prendas de todas as regiões do MTG do Mato Grosso, estão engajadas na campanha Outubro Rosa, movimento internacional que chama atenção sobre a causa do câncer de mama e conscientização e alerta as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção.

No início do ano o projeto o projeto chamado de ‘Melenas da Alegria’, promovido pela 1ª Prenda Mirim Lorrany Bortolas, 2ª Prenda Juvenil Vitória Maurina e 2ª Bonequinha do MTG MT Mayara Jezur Conci, foi destaque por mobilizar na cidade de Santa Carmem a doação de cabelos para a confecção de perucas para pacientes com câncer através da REFECS Sinop. O trabalho das prendas só finalizou neste mês de outubro, durante as ações que a Secretaria Municipal de Saúde realizou na cidade relacionadas ao Outubro Rosa. Na 4ª região a 2ª Prenda Veterana Carla Machiori, também realizou uma campanha denominada de “Doe Cabelo Doe Alegria”, nas redes sociais, a prenda divulgou constantemente os excelentes resultados da ação que mobilizou dezenas de mulheres a doarem suas mechas.

As ações continuaram, mas foi esse mês, que a mobilização se fortaleceu em todas as regiões do MTG do Mato Grosso.  No 21º FEMART junto ao departamento cultural do MTG do Mato Grosso e a grande mostra que apresentou diversos trabalhos sociais e culturais, o Departamento Jovem do MTG MT, foi grande mobilizador, com panfletos, cartazes, e laços rosas aos visitantes do espaço.

A 3ª Região Tradicionalista trouxe para o 21º FEMART, o projeto Força na Peruca, de Lucas do Rio Verde, uma fábrica de perucas que visa doar perucas a pacientes em tratamento de câncer.

A 1ª Região Tradicionalista também se engajou na ação, através do projeto “Fios de Amor”, as doações que as entidades da região receberem, serão doadas ao Hospital de Câncer de Cuiabá, para a confecção de perucas a pacientes com câncer.

A população das cidades que tiverem CTGs ativos, também podem procurar Prendas e Peões integrantes do departamento cultural para obterem informações acerca de como realizar o corte da mecha e doação. A coordenadoria de cultura de cada região tradicionalista juntamente com Prendas e Peões da Região são responsáveis por impulsionar e incentivar as ações do Outubro Rosa nos CTGs.

O diretor Cultural do MTG João Malinski Junior, disse que o MTG do Mato Grosso tem buscado abraçar todas as ações e projetos que possam enaltecer o movimento e seus princípios e contribuir com a sociedade com destaque para o último ano em que o avanço no departamento de comunicação é visível encurtando as distâncias do Estado possibilitando uma maior integração entre as entidades.

 

FOTOS DA NOTÍCIA Clique na foto para abrir