19/10/2018 21:07:00

Falando em um FEMART Artístico e Cultural

Além de todas as expectativas superadas na organização, número expressivo de participantes e excelente organização do CTG sede, a etapa final do 21º FEMART contou com a apresentação de uma mostra cultural durante o evento. A abertura emocionou e homenageou Zézinho, fundador e primeiro presidente. A Cerimônia contou com a ilustre presença da esposa de Zézinho Magda de Mattos e suas filhas e todos os ex-presidentes, além de membros fundadores do movimento e diretoria atual do MTG do Mato Grosso. Ao final foram servidos mais de mil pedaços de bolo, em comemoração aos 25 do MTG do Mato Grosso.

De forma simples, mas envolvendo todos os CTGs, o departamento cultural apresentou aos visitantes do festival as principais atividades culturais e projetos que aconteceram nas entidades durante o ano.

A mostra foi apresentada através de exposição fotográfica, mostrando o engajamento dos CTGs no acedimento da Chama Crioula estadual em comemoração aos 25 anos do MTG do Mato Grosso, além de propostas culturais e o trabalho desenvolvido pelo departamento cultural do CTG Chama da Tradição de Sapezal que trouxe ao espaço, brinquedos e brincadeiras com o projeto BrincaTchê.

O grande destaque do espaço foi para a campanha Outubro Rosa, organizado pelo departamento jovem que trouxe panfletos, folders e distribuiu laços rosa para os visitantes. Neste mesmo espaço, os visitantes puderam doar cabelo para a confecção de perucas para mulheres com câncer.

 Mais de meia tonelada de lacres de alumínio foram arrecadados, por CTGs de todo o Estado, através de uma campanha proposta pelo departamento jovem. Os lacres serão comercializados e a venda revertida para a compra de cadeiras de rodas para o hospital de câncer. O CTG anfitrião do evento foi o que mais arrecadou e recebeu a premiação de responsabilidade social e uma grande coletânea de livros do folclore gaúcho.

A roda de conversa com Ana Paula Vieira Labres, fechou a noite de sábado e empolgou toda a gestão cultural.

Os voluntários que ajudaram nas tarefas do evento receberam certificado. Durante todo o evento a mostra foi supervisionada e apresentada por prendas e peões das regiões tradicionalistas.

FOTOS DA NOTÍCIA Clique na foto para abrir