23/04/2019 20:28:00

CBTG celebra 24 de abril - Dia da Tradição Gaúcha

 Data foi instituída no 12º Congresso da CBTG, no ano de 2003

 

O movimento tradicionalista gaúcho brasileiro comemora o dia 24 de abril - Dia da Tradição Gaúcha. De acordo com o Presidente da CBTG, João Ermelino de Mello, a data foi escolhida para homenagear a fundação do primeiro Centro de Tradições Gaúchas - 35 CTG - em Porto Alegre-RS, em 24 de abril de 1948 pelos estudantes do Colégio Júlio de Castilhos.

 

“Na oportunidade de recordarmos o marco do movimento tradicionalista gaúcho celebramos essa data tão importante com todos os integrantes da família tradicionalista gaúcha. Comemore em sua entidade tradicionalista ou em casa com a sua família e enfatize essa data que tanto significa para nós”, disse o Presidente.

 

Para homenagear a data João Ermelino de Mello relembrou a instituição da mesma. “Estava presente no 12º Congresso Brasileiro da CBTG, no dia 29 de novembro de 2003, na sede do CTG Estância Colorada, em Cascavel-PR, quando foi instituído 24 de abril como o Dia da Tradição Gaúcha, proposta do senhor Ivo Benfatto, aprovada naquela oportunidade”, explicou o Presidente da CBTG.

 

Ele enfatiza que no Estado do Rio Grande do Sul também celebram-se na mesma data o Dia do Churrasco e do Chimarrão, uma proposta que foi sugerida pelo MTG-RS e instituída pela Lei número 11.929, de 20 de junho de 2003.