Novo Site MTG-MT no AR !!
Você conhece os benefícios do chimarrão?
 
   
  thumb
Você conhece os benefícios do chimarrão?
 
 
A erva-mate (Ilex paraguariensis) usada no preparo do chimarrão é uma planta nativa da América do Sul, presente no Sul do Brasil (80%), no norte da Argentina, Paraguai e Uruguai. Esta bebida é muito apreciada em diversas partes do Brasil, mas principalmente na região Sul, na forma de chimarrão.
 
Na medicina popular a erva-mate é utilizada para casos de artrite, dor de cabeça, reumatismo, hemorroidas, fadiga, retenção de líquidos, digestão e problemas do fígado. No entanto, o que há comprovado pelos estudos é a presença de vários compostos pelos quais podemos atribuir efeitos benéficos.
 
Estas substâncias são fitoquímicos chamados de compostos fenólicos, saponinas e metilxantinas. Os compostos fenólicos possuem ação e antioxidante (combate ao envelhecimento das células) e adstringente (propriedade de detergência, tipo fazer com que água e óleo se misturem ou de dissolver gases/flatulência em meios líquidos ou massa digestiva. As saponinas são responsáveis pela atividade antiinflamatória além de outras propriedades biológicas, já as metilxantinas, onde encontra-se a cafeína, agem sobre o sistema nervoso central dando o efeito estimulante que conhecemos.
 
Diferentes estudos têm demonstrado que a erva-mate quando consumida na forma de chimarrão, possui capacidade de anular os efeitos dos radicais livres (antioxidante) tanto quanto outros alimentos como o vinho tinto ou os óleos vegetais virgens.
 
Devido à atividade antioxidante do chimarrão ele pode contribuir para a redução do risco de desenvolvimento de doenças crônicas relacionadas ao processo de oxidação como as cardiopatias e o câncer, o que pode ser decorrente também da sinergia de todos os compostos presentes que citei.
 
O chimarrão pode fazer parte de uma dieta balanceada adicionando mais propriedades funcionais ao seu organismo. Caso você não tenha esse hábito de consumi-la, permita-se experimentar e usufruir desses inúmeros benefícios que essa erva proporciona!
 
 
Nome:
Email:
 
 
 
thumb thumb thumb
ERRATA   A Direção Artística vem por meio desta, republicar o REGULAMENTO ARTÍSTIC... Gaúcho é uma denominação dada às pessoas ligadas à atividade pecu... O evento aconteceu no CTG – Centro de Tradições Gaúcha – Querência da Saudade,...